Daikin Brasil Brasil

Menu

10.jul.2019 / DICAS

Primeiramente precisamos lembrar que “Cassete” diz respeito a um tipo de evaporador ou unidade interna. Observando a figura ilustrativa, podemos dizer logo que são unidades para ficar no teto, encaixadas sobre um forro que pode ser de gesso ou placas.

Se olharmos bem podemos ver também um tubo transparente na parte superior, que é a descarga da bomba de condensado. Sim, esta é mais uma característica dos evaporadores Cassete, todos possuem uma bomba para escoar a água, já que ficam sobre o forro, não tem como escoar a água da bandeja via gravidade.

Continuando a observar e já respondendo às dúvidas sobre este interessante e popular tipo de máquina, vejam que existe um painel que vai dar acabamento no forro, é o que chamamos de painel decorativo. Na figura acima temos um painel de um cassete modelo Round flow, mas, poderíamos ter evaporador e painel de 1 ou 2 vias, também são comuns.

Antes de irmos às dúvidas, é bom notar também que o retorno do ar é feito pelo centro, e, o insuflamento pelas laterais, pelas 4 vias disponíveis (perfil arredondado).

Mas quais são as dúvidas que o instalador ou mesmo o cliente podem ter?

Depois da apresentação e da sucinta descrição do modelo acima, pensamos que as dúvidas mais importantes que vêm logo à cabeça são:

Posso colocar dutos em um evaporador cassete?

Trata-se de um evaporador criado para ficar no ambiente, de forma aparente. Não pode receber rede de dutos, colarinhos, dutos flexíveis, nada disso. O ventilador da máquina não tem pressão estática suficiente para isso.

Devemos instalar o evaporador cassete antes ou depois do forro pronto?

Isso depende muito da habilidade do mecânico montador. É possível a instalação do evaporador tanto antes como depois do forro acabado.

Com o forro pronto o cuidado do instalador é redobrado, pois em qualquer deslize o forro pode ser danificado. Idem em relação ao montador do forro, pintor ou gesseiro: qualquer erro e a máquina pode ser danificada.

O que é mais comum de acontecer em obra é a instalação do evaporador sem o painel decorativo. Seja qual for o tipo de forro, este deve terminar na máquina, ajustando-se na mesma. Depois vem o painel por último.

A dica: Fazer a furação de fixação dos tirantes, que vão suportar a máquina em 4 cantos, antes do forro, verificando se não existem interferências, atuais ou futuras.

O evaporador cassete pode ser instalado onde não tem forro?

Embora não seja a aplicação típica do evaporador Cassete, não chega a ser um problema operacional ou técnico, basta calcular corretamente a carga térmica do ambiente, pois, sobre o evaporador não tem forro, tem sim outro volume de ar que pode interferir na carga, a depender do “pé-direito” do recinto.

Ah, pode não ficar tão bonito, passando um “ar rústico”, mas isso é com a arquitetura. Lembre-se que tudo vai ficar aparecendo, tubulação frigorífica, tubulação de dreno, tirantes de fixação.

Se for possível fazer a drenagem da água da bandeja por gravidade, posso eliminar a bomba? Ou ainda mantê-la junto com o dreno por gravidade?

Trata-se de um evaporador que a bomba de drenagem vem de fábrica, é um padrão. Portanto, fazer o escoamento da água por gravidade não será possível.
Para escoar a água da bandeja numa eventual manutenção existe uma saída com bujão, na parte inferior da máquina.

Consulte o manual de instalação do evaporador para não causar problemas à bomba de dreno.

ar-condicionado do tipo cassete

18 respostas para “Principais dúvidas sobre o ar-condicionado do tipo cassete”

  1. Paulo Henrique bruschi Ribeiro disse:

    Muito boa as dicas , gostaria de saber o tamanho das máquinas, pra saber. A altura que forro pode estar. E os drenos tem que subir quantos cm ? E depois pode cair ? Oi segue reto os canos

  2. Edis Pena disse:

    Qual a medida do tubo para a drenagem? Pode ser 32mm?

  3. Eduardo Alexandre Conti de Oliveira disse:

    Há a necessidade obrigatoria de aquisição de condensadora especifica para uma evaporadora cassete ou essa evaporadora pode substituir uma eventual evaporadora split ?

  4. GUILHERME VALADARES DA CUNHA disse:

    Pode conectar tubos de ar exterior nela? Até qual vazão?

  5. Boa tarde, me chamo Márcio. Gostaria de saber se tem como instalar o aparelho direto no forro (laje), sem a nessicidade de fazer rebaixo com gesso ou placas.

  6. Boa tarde, me chamo Márcio. Gostaria de saber se tem como instalar o aparelho modelo cassete direto no forro (laje), sem a nessicidade de fazer rebaixo com gesso ou placas.

  7. precisamos orçar p/um cliente 02 Paineis p/casseteb round flow fxfo63pve Daikin bycp125k w1

  8. Gleyce Luciane da disse:

    Esse tipo de ar tem ou não condensadora?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *