Nos dias atuais, uma empresa no ramo de ar condicionado, seja de vendas ou prestação de serviços, precisa se certificar para atender às normas de qualidade e segurança e possuir profissionais igualmente qualificados e experientes. Trata-se de um fator determinante na continuidade da empresa ou negócio.

Neste sentido, cursos de projeto, instalação, manutenção ou até mesmo um curso básico pode ajudar o empresário a qualificar a sua equipe. E não se trata de despesa, mas de um investimento que trará retornos positivos, como aumento da produtividade e de receita. Muitas vezes o empresário ou gestor imagina que bastam os profissionais experientes para que esta qualidade seja mantida, no entanto, é preciso reciclar os mais experientes e dar oportunidade de aprendizado aos mais novos.

Qual é o melhor momento de fazer um investimento em cursos de ar condicionado?

Bom, não existe uma resposta pronta, já que depende do ramo, do porte, das características do negócio, etc. O que é necessário mesmo é manter um programa constante de aperfeiçoamento das equipes. Por exemplo, se sua equipe é formada por profissionais de manutenção preventiva, isso exige cursos na área de manutenção voltados para a qualidade do ar interior e legislação pertinente, assuntos importantes e em constante atualização.

Um outro exemplo dentro do programa de aperfeiçoamento, caso sua empresa ou você mesmo faça instalações, é investir em um curso de instalação de ar condicionado. Os produtos dos fabricantes também estão em constante atualização já que novos produtos são lançados e novos procedimentos de instalação são apresentados. Você e sua equipe não podem ficar para trás!! É perigoso para a saúde da empresa.

Como escolher o curso de ar condicionado?

Hoje temos muitas possibilidades, desde cursos livres, técnicos especializados, curso de nível superior, presenciais ou não. Aliás, cursos do tipo EAD (“Ensino à distância”) estão em franca expansão no Brasil e com total amparo da Lei. Eles permitem o aprendizado mesmo para aqueles mais ocupados, dada a grande flexibilidade para estudar. Seja um curso de instalação de ar condicionado, um curso de manutenção, projeto ou qualquer outro, presencial ou não, o importante é manter o investimento e o foco. A constante especialização da mão de obra e a implantação de novidades são fatores essenciais para conquistar novos clientes.

Cada vez mais o uso de ar condicionado deixou de ser um luxo e passou a estar presente no cotidiano das pessoas . Assim, tanto para instalar ou dar manutenção nos equipamentos, cada vez mais precisamos de mão de obra especializada, profissionais cada vez mais conscientes e empresas mais responsáveis.

Em resumo, empresas ou profissionais que pretendam continuar “vivos”, terão obrigatoriamente de passar por aperfeiçoamento profissional. Entenda-se por aperfeiçoamento a atualização da mão de obra no aspecto profissional e legal, sim pois a legislação do trabalho e das relações do trabalho, bem como a legislação ambiental, passam por profundas mudanças, e estas vão exigir a excelência do profissional de qualquer área.