Daikin Brasil Brasil

Menu

07.nov.2018 / INFORMAÇÕES TÉCNICAS

Garantir uma boa instalação de ar condicionado significa prezar pela segurança e qualidade dos equipamentos utilizados na prestação do serviço ao cliente.

Os riscos em não seguir as normas de segurança ou optar por materiais de baixa qualidade são muitos. Todo instalador profissional sabe a importância da satisfação do cliente pela qualidade do seu serviço, não é mesmo?

Alguns instaladores têm dúvidas sobre qual o melhor material a ser utilizado na tubulação de ar condicionado, se o melhor é usar tubulações de alumínio ou de cobre.

Alguns aspectos devem ser levados em consideração na escolha da tubulação mais adequada e o responsável pela instalação precisa avaliar os custos de cada material, a resistência mecânica, a resistência à corrosão, maleabilidade, condutividade térmica e o ponto de fusão para evitar o risco de vazamento do fluido refrigerante e, assim, comprometer do resultado final do seu trabalho.

Descubra neste texto se é melhor utilizar alumínio ou cobre nas tubulações de ar condicionado.

Tubulação de cobre

A tubulação de cobre tem um custo mais alto em relação à tubulação de alumínio, porém, possui uma melhor resistência mecânica e maleabilidade, o que permite “flanges” mais confiáveis e conexões “porca-flange” mais seguras. Essas conexões “porca flange” são fundamentais para garantir que não haja riscos com a vibração da unidade condensadora e/ou vazamento do fluido refrigerante.

Tubulação de alumínio

Comparado ao cobre, o alumínio é um material que se sujeita mais facilmente à corrosão, inclusive pode ocorrer corrosão eletrogalvânica pelo contato do alumínio (tubos) com o cobre (conexões da máquina) e isso influencia na durabilidade das instalações e pode desgastar emendas e conexões entre a condensadora e evaporadora.

Outro fator de risco é a facilidade de deformação das tubulações de alumínio que podem causar estrangulamento e bloqueio no fluxo frigorífico ou vazamentos do fluido refrigerante com a vibração da unidade condensadora.

Então, cobre ou alumínio: qual o melhor material para tubulação?

Depois de entender as características de cada material, fica bem claro que a escolha do alumínio para tubulações de ar condicionado pode comprometer a qualidade do seu serviço. Apesar de ter um preço mais baixo, as tubulações de alumínio não oferecem tanta resistência quanto as tubulações de cobre.

Podem inclusive atingir valores altos de pressão do fluido refrigerante, é o caso do R-410A, largamente utilizado nos equipamentos chamados “inverter”, essa alta pressão exige material mais robusto, nesse caso, o cobre é mais indicado.

Nenhum fabricante, inclusive a Daikin, recomenda tubulações de alumínio. A garantia dos equipamentos poderá ser negada caso se comprove o uso de tubos de alumínio.

Então, na hora de escolher qual tubulação de ar condicionado utilizar prefira sempre a de cobre. Isso vai garantir que você execute um bom trabalho e compensar o investimento.

Conheça o Clube de Instaladores Daikin e faça parte do maior clube de instaladores de ar condicionado do Brasil. Descubra aqui como acumular pontos para trocar por vale brindes.

alumínio ou cobre Ar condicionado Tubulação de ar condicionado

4 respostas para “Tubulação de ar condicionado: alumínio ou cobre?”

  1. edson henrique disse:

    Bom dia. Queria saber se a tubulação e a serpentina dos modelos de ar condicionado da marca Daikin são feitas de cobre? Vocês vendem diretamente os seus produtos, ou tenho que comprar na mão de revendedores? Se sim, vocês tem desconto à vista?

  2. Sempre 100% tubulações de cobre!!
    Estamos sempre acompanhando o Blog da Daikin.
    Parabens!

    Equipe Arquitetura Térmica
    http://www.arquiteturatermica.com.br

  3. Josival R.Cavalho disse:

    Muito boa a sugestão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *